Este artigo serve para esclarecer algumas dúvidas e oferecer dicas para a prevenção de varizes, porém, não descarta, em nenhuma hipótese, uma consulta de avaliação com um médico especialista em Cirurgia Vascular, a fim de evitar futuras complicações.
Os saltos altos provocam varizes?
Mito. O desenvolvimento de varizes não está diretamente relacionado com o uso de saltos altos, aliás, o risco de varizes é maior em pessoas que utilizam sapatos rasos. Contudo, o uso prolongado de saltos altos poderá dificultar a circulação sanguínea nas pernas, facilitando o seu desenvolvimento. Opte por um sapato de salto, mas pequeno.
O exercício físico causa varizes?
Mito. Uma das principais causas do desenvolvimento de varizes é o sedentarismo, portanto, o exercício físico regular é importante na sua prevenção, já que estimula a circulação sanguínea e evita o aparecimento de veias doentes. Porém, se já possui varizes, antes de iniciar qualquer atividade física, marque uma consulta de aconselhamento com um especialista.
Existem cremes que eliminam as varizes?
Mito. Os cremes não atuam sob as varizes e os medicamentos só tem ação sobre os sintomas da doença. Para desaparecerem, as varizes devem ser tratadas com os procedimentos corretos e específicos para cada caso.
A depilação a cera causa varizes?
Mito. Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação a cera com o aparecimento de varizes. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos menos saudáveis.
Cruzar as pernas causa varizes?
Mito. O ato de cruzar as pernas por si só não está relacionado com o aparecimento de varizes, contudo se permanecer durante muito tempo a mesma posição (sentado ou em pé), ao cruzar as pernas estará a obstruir o fluxo sanguíneo das pernas. Evite ficar na mesma posição durante longos períodos de tempo.
As varizes são um problema genético?
Verdade. Se elementos da sua família já tiveram varizes, as hipóteses de também as ter são maiores.
As meias elásticas ajudam na circulação?
Verdade. As meias elásticas ou de descanso podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue nos membros inferiores, se adequadas à sua situação. O ideal é que a meia seja indicada pelo médico. Antes de comprar uma meia elástica, marque uma consulta de aconselhamento com um especialista.
A alimentação influencia na formação de varizes?
Verdade. Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, e por sua vez, diminui o risco de desenvolvimento de veias doentes nas pernas. Pessoas com excesso de peso colocam “carga extra” nas veias das pernas.
As mulheres têm mais chance de desenvolver varizes do que os homens?
Verdade. Fatores hormonais podem interferir na dilatação das veias, deixando-as mais “largas” e com menos capacidade de bombear o sangue. Cerca de 30% da população mundial têm varizes, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo 70% mulheres e 30% homens.
A gravidez provoca varizes?
Verdade. Durante a gestação, diversos fatores contribuem para o surgimento de varizes: as alterações hormonais e o aumento de peso são alguns deles. Além disso, com o desenvolvimento do bebé, o útero fica maior e pode pressionar veias importantes das pernas, aumentando as hipóteses de dilatação das mesmas. A circulação sanguínea só costuma melhorar 6 meses após o parto.
As varizes podem levar à trombose?
Verdade. Em alguns casos, quando não tratadas de forma correta, as varizes podem progredir e desenvolver graves complicações futuras. Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).
O uso de pílulas anticoncepcionais causa varizes?
Verdade. Porque provoca alteração hormonal, que é uma das causas das veias doentes (telangiectasias). Os altos níveis de estrogénio das pílulas anticoncepcionais aumentam o risco de desenvolvimento de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas do interior das veias. Se já possui varizes ou já realizou algum tratamento para remoção das mesmas, converse com seu médico sobre outras métodos anticoncepcionais.