Trombose Venosa

Quando se desenvolvem Varizes e Derrames, estamos perante uma situação de doença venosa que terá tendência a agravar-se, na ausência de tratamento. Esta condição poderá originar outras patologias associadas como a Trombose Venosa (tromboflebite) e a Úlcera Varicosa, entre outras.
O que é?
A Trombose Venosa Profunda (TVP), também conhecida como flebite ou tromboflebite profunda, é uma doença causada pela formação de um coágulo de sangue (trombo), no interior das veias profundas das pernas ou da região pélvica, podendo bloquear o retorno venoso.
A Trombose Venosa Profunda pode ser uma patologia potencialmente grave, podendo originar uma embolia pulmonar. Neste caso, o trombo liberta-se das veias profundas, move-se através da circulação sanguínea até aos pulmões, podendo aí bloquear o fluxo sanguíneo, sobrecarregando o coração e dificultando a oxigenação do sangue.
Apesar de por vezes ser difícil reconhecer os sinais e sintomas de uma TVP, esta patologia, uma vez diagnosticada, pode ser tratada de forma eficaz.
Na maioria dos casos, a TVP não apresenta sinais no paciente. No entanto, dependendo da localização e do tamanho do trombo, pode despertar alguns sinais como dor e inchaço nas pernas, sensação de calor e alteração da cor da pele na região afetada, normalmente azul ou vermelha.
Prevenir a Trombose Venosa Profunda é muito mais fácil do que tratá-la, para isso deve controlar o seu peso, praticar exercício físico regularmente, evitar permanecer muito tempo na mesma posição (sentado ou de pé), sem movimentar as pernas, parar de fumar, evitar tomar pílulas anticoncepcionais, entre outros.
A Trombose Venosa Profunda é habitualmente tratada com recurso a medicação ou procedimentos minimamente invasivos, raramente está indicada a cirurgia. O tratamento inicial é o repouso do membro e a anticoagulação.
ANTICOAGULANTE
Habitualmente o tratamento da trombose é feito com recurso apenas a substâncias anticoagulantes, uma medicação que impede a formação de coágulos prevenindo que o sangue coagule tão facilmente. Alguns destes medicamentos são aplicados como injeção, como a heparina, e outros podem ser tomados como comprimidos.
Atualmente, e em situações selecionadas, o tratamento pode ser feito na própria residência do paciente, usando-se as heparinas de baixo peso molecular.
Marque uma consulta
Entre em contacto com a nossa equipa, que está sempre disponível para o ajudar